segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ferramentas de trabalho

De forma breve será abordado algumas ferramentas de trabalho e seus significados dentro da perspectiva esotérica. A maioria pode ser relacionado a maçonaria mas não exclusivamente.

Régua de 24"

 
Um primeiro ponto a se observar é que sem a sua aplicação não é possível dar continuidade aos trabalhos com outros instrumentos, sendo sua função a de preparar com precisão.
 
Seu tamanho elucida as 24 horas do dia, induzindo assim a empregá-las com critério, tanto nos momentos de trabalho, de estudos, de lazer e de descanso. Simbolizando então a medição do tempo.
 
Buscando o entendimento na sua origem, da palavra francesa règle, significando originalmente lei ou regra, compreendendo a idéia de planejar e estabelecer regras.

Modelo de régua de 24"


Maço

 
Este é um instrumento de forca, espécie de martelo, de maiores proporções, servindo para construir ou para destruir.

No campo filosófico podemos citar a auto aprendizagem, aparando as imperfeições, edificando virtudes e destruindo vícios. Reconhecer os próprios erros já é uma prática de lapidação.
 
Modelo de maço


Cinzel

 
Seu formato nos remete ao objetivo final da ferramenta, abrir espaço na matéria. Pode-se dizer que representa o intelecto, onde deve-se obter espaço, abrir a mente a fim de educa-la e a polir.

Cinzel aparando arestas


Compasso

 
Filosoficamente, o homem constrói a si próprio, e torna-se indispensável saber usar cada um dos principais instrumentos da construção.
 
Neste caso inicia-se a zero grau até 360 graus, completando um ciclo de onde começou, significando buscar se reconhecer em todos os aspectos, observando todos os lados e não julgando sob uma ótica apenas.

Representação filosófica do compasso


Alavanca

 
Esta ferramenta representa simbolicamente a força, mas que se assenta sobre um ponto de apoio, onde dessa forma torna-se possível erguer um peso maior. 

Neste caso deve-se valorizar os pontos de apoios que possuimos na sociedade, desde pessoas até nossos próprios feitos. Parafraseando Arquimedes: "Dai-me um ponto de apoio que erguerei o mundo".
 
Utilização do princípio de alavanca

Modelo de alavanca
 
 
Nota: As três ferramentas seguintes representam as jóias móveis.
 

Esquadro

 
A forma desta ferramenta representa um ângulo reto, o que nos remete a retidão, tudo está na dependência da retidão, tanto na horizontalidade como na verticalidade.

Esse instrumento é imprescindível na construção, caso não seja usado a obra será imperfeita, sem equilíbrio e sujeita a ruir.
 
Antigo esquadro de metal




Aplicação da medição com esquadro

Prumo

 
Seu significado no dicionário é a prudência, cautela. Estar a prumo significa estar de forma correta e precisa em qualquer posição na vida.

Nível

 
O nível também nos remete ao controle e o equilíbrio. Quanto a ferramenta, sem ela não é possível criar estabilidade ou a medida justa.
 
O prumo e o nível




ASS.: O Eterno Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário