domingo, 23 de setembro de 2012

Ordens rosa cruzes (parte 2 de 2)

Demorou, mas finalmente foi possível postar a segunda parte abordando as ordens rosa cruzes de forma cronológica.

Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz (Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis - AMORC)

Fundação: 1915

Sem dúvida a ordem rosacruz em maior atividade e expansão na atualidade. Foi fundada nos Estados Unidos por Harvey Spencer Lewis (1883-1939).
É a maior fraternidade rosacruz existente em número de membros e de países nos quais possui membros ativos. Esta denominação é a simplificação de Antiga e Arcana Ordem da Rosa Vermelha e da Cruz Dourada. Em sua forma atual o rosacrucianismo foi restabelecido no começo do século vinte, precisamente em 1915. Cientista, escritor, filósofo, pintor e místico, o H. S. Lewis, assumiu a responsabilidade de reativar a Ordem Rosacruz na América do Norte. Sob sua orientação foi construído o Parque Rosacruz em San José, Califórnia, e a AMORC floresceu no mundo inteiro.
Segundo a AMORC, suas origens remontariam às supostas antigas escolas de mistérios egípcias. É tido como fundador da tradição Rosacruz o faraó Tutmés III, da XVIII dinastia, por volta de 1350 a.C. Teria o faraó fundado uma fraternidade secreta, com o objetivo de estudar os mistérios da vida. A Fraternidade Rosacruz ainda não se auto denominava assim, sendo oficialmente estabelecida em El Amarna pelo faraó Amenhotep IV, conhecido também como Akhenaton.

Abordaremos mais sobre a AMORC em postagens futuras.

Harvey Spencer Lewis



Símbolo utilizado pela AMORC


Grande Loja da jurisdição portuguesa da AMORC, Curitiba, Brasil


Fraternidade Rosacruciana da Corona (Corona Fellowship of Rosicrucians - CFR)

Fundação: 1918

Foi fundada quando a OTRC (Ordem do Templo da Rosa Cruz)  parou seus trabalhos, por alguns de seus membros. Um destes membros foi um certo Frater Aurelius, e outro conhecido, também membro da co-maçonaria rosacruciana e fundador da bruxaria moderna, conhecida como Wicca, Gerald Brosseau Gardner (1884-1964). Poucos registros se tem sobre a história desta fraternidade, acredita-se não ter sobrevivido a segunda guerra mundial.

Gerald Gardner

 

Antiga Ordem do Mistério da Rosa Vermelha e Cruz Dourada (Antiquus Arcanus Ordo Rosæ Rubæ Aureæ Crucis - AAORRAC) 

Fundação: 1921

Esse título já tinha aparecido em 1921, em associação com Arnold Krumm-Heller e Theodor Reuss, que também havia sido dado como o nome completo da AMORC por Harvey Spencer Lewis.
O originalmente fundador Eduard Munninger (1901-1965) parece ter dado pouca atenção às animosidades entre as diversas ordens Rosacruzes de sua época. Com seus Fraternitatis Rosae Crucis, Clymer procurou recrutar aliados para o seu círculo, a fim de se identificar como ordem original. No entanto, Munninger escreveu o Fraternitas Segundo Fama. Para um começo da Nova Era no século XX emitido pelo Rosae Crucis Fraternitas, sob o selo da Arcanus Ordo Rosae Antiquus Rubeæ Aureæ Crucis, encurtado para AAORRAC, distribuidos da seguinte forma:
  1.      Seção de neófitos, a liberdade condicional;
  2.      Círculo exterior, Fraternitatis Rosae Crucis (FRC), serviço fraterno;
  3.      Ordem interna, Ordo Rosae Crucis (ORC), serviço sacerdotal gnóstico.
Impressão sob o selo AAORRAC

 

Construtores do Adytum (Builders of the Adytum - BOTA)

Fundação: 1922

Fundado por Paul Foster Case (1884-1954), depois de ter sido expulso da Ordem Hermética da Aurora Dourada nos Estados Unidos, alegadamento por causa de publicações de materiais secretos.
No entanto, ele alegou estar em contato com os "mestres invisível R+C". BOTA também é conhecido por trabalhar com o Tarot, possuindo inclusive um deck de cartas do BOTA e que é relativamente bem conhecido e popular.

Paul Foster Case

Collegium Pansophicum

Fundação: 1923

Fundado por Heihrich Tranker, foi o cabeça da OTO (Ordo Templi Orientis) na Alemanha. Considera-se como o verdadeiro sucessor de Theodor Reuss ao invés de Aleister Crowley.
Alegou ser a única ordem que contém os verdadeiros segredos dos antigos irmãos R+C, mas o fato os impediu de cooperar com a AMORC, pelo menos até 1931. Juntamente com Spencer Lewis, Traenker emitia uma chamada Second Fama, para reanunciar a presença da R+C.
 

Irmandade da Ordem Rosacruciana de Crotona (Confrérie de Crotone de l'Ordre Rosicrucien)

Fundação: 1924

Esta irmandade foi fundada por George Alexander Sullivan (1890-1942). Alguns o vêem como uma continuação da Ordem dos Doze (sociedade esotérica), dirigido por Sullivan entre os anos de 1911-1914 e novamente em 1920.

Inicialmente esta irmandade funcionou na região de Liverpool, em seguida, em 1935, em Christchurch na Nova Zelandia. A sede do grupo, perto de Christchurch, era uma construção de madeira chamada Ashrama Hall, cuja construção foi concluída em 1936. Em 1938, ainda na área de Christchurch, o grupo erguido, especialmente na pessoa de Mabel Besant-Scott, o "Christchurch Garden Theatre". Peças de tema místico foram apresentadas , de junho a setembro de 1938.

Membros começaram a estudar disciplinas esotéricas de leituras públicas, peças de teatro e correspondência do material preparado pelo George Sullivan. Após a morte deste, as atividades do grupo e do número de membros gradualmente foi diminuindo. O número de participantes foi sempre pequeno de qualquer maneira.

Escola da Rosa-Cruz d'Ouro (École de la Rose-Croix d'Or)

Fundação: 1924

Também conhecida sob o nome Rosicrucianum Lectorium, foi fundada por Jan van Rijckenborgh (ex-aluno de Max Heindel, fundador da Fraternidade Rosacruz) que adotou o nome Leene (1896–1968), e Henriette Stok-Huizer (1902-1990), na Holanda. Afirmam ser o único e verdadeiro grupo rosacruz, algo característico de seu ponto de vista geralmente extremo.
É postulado uma tradição gnóstica e pagã, e seus ensinamentos podem ser definidos como religiosos e cristãos. Exige-se comprometimento total de seus membros, sendo vetado a participação em outras ordens.
Tentaram se aproximar da Fraternidade Rosacruz, onde em 1929 trouxeram o chefe da filial holandesa para escola, sendo que essa pratica de captação de membros em outras fraternidades foi barrada em 1930 por Stok-Huizer. A partir daí eles fundaram um conjunto independente em 1935 sob o nome de Rozekruisers Genootschap (Socidade Rosacruz). Leene morreu em 1938, mas Stok-Huizer continuou a escrever muitos livros .Durante a Segunda Guerra Mundial, eles são forçados a interromper suas atividades, mas em 1945 foi criada então a Escola da Rosa-Cruz d'Ouro. Depois da morte de Stok-Huizer, em 1990, a direção do movimento é confiada a um conselho de 13 membros, a "direção espiritual internacional".

Símbolo adotado pela Rosicrucianum Lectorium

Château de la Haye, Guerville, França
Jan van Rijckenborgh

Antiga Fraternidade Rosacruciana (Fraternitas Rosacruciana Antiqua - FRA)

Fundação: 1927

Fundada pelo médico e ocultista alemão Arnold Krumm-Heller (1876-1949), conhecido nos círculos esotéricos como Mestre Huiracocha, destacado iniciado da Ordem Martinista, da Ordre Kabbalistique de la Rose+Croix, do Antigo e Primitivo Rito de Memphis-Mizraim, da Hermetic Brotherhood of Luxor, da Societas Rosicruciana in Anglia, do Collegium Pansophicum e da Ordo Templi Orientis de Theodor Reuss, bem como Patriarca da Igreja Gnóstica por sucessão de Ernst Christian Heinrich Peithman (Basilides).
A despeito do ano de fundação, é certo que, já em 1921, o Dr. Krumm-Heller apresentava-se publicamente ao lado de Theodor Reuss (Peregrinus), como membro do círculo hermético de Rosacruzes alemães anteriormente capitaneado por Karl Kellner e Franz Hartmann e co-fundador da Societas Rosicruciana in Germania et Austria.
Já no início de 1928, anunciava, em sua revista rosacruz, a criação de uma "nova seção, sob os auspícios e a proteção do Templo Central, chamada Fadas e Mosqueteiros Rosa-Cruz", de declarada inspiração Arturiana, cerimonialmente instalada com a assistência do "Maestro Recnartus" (Heinrich Tränker) e voltada especialmente "aos jovens e às damas".

Krumm-Heller

Fraternidade Rosacruciana São Paulo (Saint Paul Rosicrucian Fellowship)

Fundação: 1929

Uma referência a Paulo de Tarso, é uma escola esotérica cristã, fundada por Lourival Pereira Camargo, na cidade de São Paulo, Brasil, com base nos ensinamentos de Max Heindel, Eliphas Levi, Gurdjieff, Dem'ǐanovič Petr Uspenskiǐ e Maurice Nicoll. 
É a mais antiga organização Rosacruz brasileira e criada antes mesmo da Fraternidade Rosacruz no Brasil.


Símbolo adotado para Fraternidade Rosacruciana São Paulo

Ordo Rosæ Aureae (ORA) 

Fundação: 1956

Descende originalmente da ordem de Péladan. Seu sucessor Émile Dantinne (1884-1969) reformou a ordem junto com seus fraters, e se tornou seu novo Imperator. Sendo rebatizado como: R+C Universitaire (9 graus), R+C Universalis (3 graus) e R+C Interioure (a ordem interna). Além destes foi criado o Celestian R+C, que só foi reservada a muito poucos, nomeadamente aqueles que atingiram tais alturas de iluminação. 
O Imperator adjunto do RCU foi François Soetewey, e Jean Mallinger (líder da OMM belga, entre outros), também sendo um dos seus membros mais importantes. Jules Rochat de Abbaye foi feito o Imperator da ordem interna. Dantinne renunciou ao cargo em 1952, substituído pelo alemão ex-grão-mestre da AMORC, Martin Erler (?-1980). Mais uma vez a ordem foi submetido a reorganização, e obteve o nome atual em 1956.

Confraternidade Rosæ + Crucis (ConFraternity Rosæ + Crucis - CR+C)

Fundação: 1989


Dentre as variadas divisões a partir da AMORC, esta é uma organização que reuniu vários deles, sendo chefiada pelo ex-imperator da AMORC, o Gary L. Stewart (1953-2003). Eles trabalham com antigas lições e rituais da AMORC, bem como alguns materiais suplementares. No entanto, eles estão conectados, e em parte controlada pela OMCE (Ordo Militiae Cruciferae Evangelicae), uma que defende ser tambem sucessora da ordem templária, que também é liderada por Stewart. Esta ordem não têm qualquer linhagem advinda da AMORC original, mas eles apresentam a sucessão pelo Imperator.

Símbolo utilizado pela CR+C

Antiga Ordem Rosacruciana (Ancien Ordre des Rosicruciens - AOR)

Fundação: 1989

Baseada em Autriche na Alemanha, segundo se autodefinem, de associações visiveis e invisiveis, a verdadeira ordem secreta e preservada há milenios intacta. Atualmente o grão mestre é Elias Rubestein.
Reunidos os iniciados de altos mistérios e trabalhando juntos desde 1988 para criar uma nova associação, onde adaptado ao novo milenio e guardando todas as chaves, foi possivel em 1989 sob o um novo nome instalar esta ordem.

Elias Rubestein

Antiga Rosa Cruz (Ancient Rosae Crucis - ARC)

Fundação: 1990

Foi fundada por pessoas que deixaram a AMORC alguns anos antes por causa do rompimento de Stewart na época. Atualmente sob a liderança da fundadora e grã mestra Ashley McFadden (). Seus ensinamentos são baseados nas monografias da AMORC. Sendo seu co-fundador Paul Walden ().
Inicialmente foi criada como uma nova ordem onde Stewart trabalharia, mas devido a divergências entre a liderança, Stewart na epoca deixou para fundar a CR+C. A ordem continuou a funcionar após a separação. Em 1997 Ashley McFadden anunciou que assumiria em sucessão a Stewart.




ASS.: O Eterno Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário